Yamaha apresenta linha de scooters e bikes elétricas

Matéria publicada no ESTADÃO MOBILIDADE → Leia AQUI

Por Arthur Caldeira

A Yamaha entrou de vez na era da mobilidade elétrica. A marca japonesa apresentou uma nova linha de scooters e bikes elétricas na Europa e prometeu ampliar a gama de modelos não poluentes até 2023.

“O conceito de mobilidade evoluiu continuamente ao longo dos anos e, consequentemente, nossas cidades e infraestruturas se adaptaram a essas mudanças. No entanto, uma coisa que permaneceu a mesma ao longo das décadas é o desejo universal e a necessidade de mobilidade pessoal que dá uma verdadeira sensação de liberdade”, declarou o Presidente e CEO da Yamaha Motor Europe, Eric de Seynes.

Focada em oferecer soluções criativas e inovadoras para atender às necessidades dos seus clientes, a Yamaha revelou detalhes de seus futuros modelos elétricos em um evento online. Conheça como foram desenvolvidas as futuras scooters e bicicletas elétricas da Yamaha.

• Scooter elétrica com desempenho de 125cc

A Yamaha apresentou a nova Neo, uma scooter elétrica “equivalente a 50cc” inteligente e, segundo a marca, acessível. A futura Neo elétrica foi exibida pela primeira vez no Tokyo Motor Show 2019 como o protótipo E02.

Também deve ser revelada nas próximas semanas, a primeira scooter elétrica com desempenho equivalente a uma scooter 125 cc com motor de combustão interna.

Derivada do protótipo E01, também exibido em Tóquio, o modelo ainda sem nome definido fará parte de um projeto piloto que a Yamaha montará em uma grande cidade europeia com um parceiro de compartilhamento de scooters. As novas scooters elétricas Yamaha devem começar a ser comercializadas ainda neste ano.

• Ciclomotor elétrico

Mas, de acordo com a Yamaha, este é apenas o começo. Para ressaltar o potencial da empresa na mobilidade urbana elétrica, a Yamaha mostrou o B01 – um novo protótipo híbrido que combina de forma inteligente a funcionalidade eBike S-Pedelec com desempenho de ciclomotor e capacidade de todo o terreno urbano.

Atualmente um modelo conceitual criado pela Yamaha Motor Europe em associação com os parceiros de longa data Fantic Motor e Motori Minarelli, o B01 evoluirá para uma máquina de produção que expandirá ainda mais a gama de mobilidade elétrica da Yamaha. O modelo lembra bastante a bike elétrica Fantic Issimo, que já testamos.

• E-bikes Yamaha

A Yamaha também tem um longo histórico no desenvolvimento de veículos elétricos. Já no início da década de 1990, a empresa criou o primeiro Power Assist System (PAS), que formou a base da primeira eBike de produção do mundo. Desde então, a Yamaha desenvolve unidades de acionamento elétrico leves e compactas para eBikes, com aproximadamente 7 milhões de unidades produzidas em três décadas.

Nos últimos anos, a demanda por eBikes cresceu exponencialmente, com mais de 5 milhões de unidades vendidas na Europa em 2021 – muitas equipadas com unidades de acionamento Yamaha. em função disso, a empresa decidiu começar a produzir unidades de acionamento elétrico na Europa.

A Yamaha também deverá lançar três novas eBikes de “marca própria” nos segmentos All Mountain, Gravel e Urban. Todos os detalhes serão revelados durante o próximo verão europeu, ou seja, a partir de junho. As novas eBikes Yamaha começarão a estar disponíveis antes do final de 2022 através da rede de concessionárias de motocicletas e scooters Yamaha na Europa.

Eric de Seynes concluiu, afirmando que “a Yamaha está animada para expandir sua gama de mobilidade pessoal e abrir um capítulo totalmente novo na história da empresa. Apoiado pelos recursos de engenharia de classe mundial da Yamaha e apoiado por uma rede de revendedores profissionais, a introdução desses novos produtos elétricos e serviços relacionados inspirarão uma nova geração de clientes.”

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável