SP lança programa para atrair produção local de veículos elétrico

A long line of unsold 2020 models charge outside a Tesla dealership Sunday, Aug. 23, 2020, in Littleton, Colo. (AP Photo/David Zalubowski)

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Na esperança de atrair produção local de veículos eletrificados, o governo de São Paulo lançou o programa Pró Veículo Verde. A proposta é devolver até R$ 500 milhões de créditos de ICMS retidos para montadoras que nacionalizarem a produção desse tipo de modelo híbrido e elétrico.

O governador João Doria acredita que o programa possa atrair ao Estado até R$ 20 bilhões em três anos com a produção de carros movidos a energia mais limpa. Segundo ele, “passa a ser mandatório que o Estado adote a aquisição de veículos sustentáveis a partir de agora, notadamente nas áreas de Segurança Pública e Educação”.

Lembrou ainda que o governo paulista assinou documento na COP-26 com o compromisso de descarbonização em todo o Estado até 2050. O programa prevê a amortização de custos que a indústria automotiva terá para adaptar as linhas de produção já instaladas em São Paulo ou a construção de novas fábricas.

O benefício também inclui veículos a bicombustível (mais usado em caminhões), assim como o corte na emissão de gases geradores de efeito estufa com a redução de modelos movidos a gasolina e diesel no mercado. O Pró Veículo Verde será voltado à empresas que investirem no mínimo R$ 15 milhões nessa transição. No modelo tradicional de incentivo ao setor, o valor teria de superar R$ 30 milhões.

O valor de créditos de ICMS a receber na adesão ao Pró Veículo Verde poderá ser feita por fabricantes que tenham a partir de R$ 3 milhões de créditos do imposto. 

Só o governo de São Paulo tem retido em seus cofres, há vários anos, cerca de R$ 5 bilhões que pertencem às montadoras. Os créditos são gerados quando as montadoras de São Paulo exportam veículos com o imposto embutido nas autopeças, embora a lei estabeleça isenção de tributos nessa operação.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma apoiar a iniciativa e acredita que a liberação dos créditos tributários poderá contribuir para a produção local de veículos eletrificados ou que usem apenas biocombustíveis.

“A medida está na direção correta, com foco na redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa”, diz, em nota, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes.
 

Redação

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