Vendas de veículos eletrificados crescem 115% no 1º trimestre deste ano

Publicado no site da ABVE → Leia AQUI

Com o melhor mês de março da série histórica da ABVE, as vendas de veículos eletrificados leves no Brasil cresceram 115% no primeiro trimestre de 2022, chegando a 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021.

Os veículos elétricos e híbridos seguem uma tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caiu 25% na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021 (374.533, contra 497.812, segundo a Fenabrave).

Os 3.851 emplacamentos de eletrificados do mês passado representam aumento de 106% sobre março do ano anterior (1.872) e de 12% sobre fevereiro de 2022 (3.435).

Março foi também o terceiro melhor mês da série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021, (respectivamente, 4.545 e 3.873 emplacamentos).

O desempenho do primeiro trimestre confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil, que entra no terceiro ano seguido de sólido crescimento, em contraste com a queda nas vendas domésticas totais. A frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos (janeiro de 2012 a março de 2022).

Mantendo-se a tendência atual, a frota eletrificada poderá chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre. Os números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Fonte: ABVE/Renavam.

HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Os híbridos flex a etanol (HEV) fabricados no Brasil pela Toyota (Corolla e Corolla Cross) ampliaram a liderança do mercado brasileiro de eletrificados.

Eles responderam por 65% das vendas do segmento em março (2.504 unidades, de um total de 3.851). Somados, os HEV a etanol, gasolina e diesel chegaram a 73% das vendas de eletrificados em março (2.825, de 3.851) e a 68% no primeiro trimestre (6.711, de 9.844).

O mais notável movimento desse mercado em março foi o crescimento relativo dos veículos elétricos 100% a bateria (BEV), que, pela primeira vez, superaram os elétricos híbridos plug-in (PHEV).

Foram 519 BEVs emplacados no mês passado (13,5% do total de eletrificados), contra 507 PHEVs (13%). Pela primeira vez também houve queda do total de PHEVs em relação ao mês anterior (507 em março, 689 em fevereiro). Os BEVs, por sua vez, seguem num crescimento lento e contínuo.

MOTORIZAÇÃO

Distribuição do mercado de eletrificados por motorização no Brasil – primeiro trimestre de 2022:

HEV (elétricos híbridos):
• Jan: 1.542 – 60% do total de eletrificados no mês (2.558)
• Fev: 2.344 – 68% (de 3.435)
• Mar: 2.825 – 73% (de 3.851)
• 1º tri: 6.711 – 68% (de 9.844)
PHEV (elétricos híbridos plug-in):
• Jan: 649 – 25,5% (de 2.558)
• Fev: 689 – 20% (de 3.435)
• Mar: 507 – 13% (de 3.851)
• 1º tri: 1.845 – 19% (de 9.844)
BEV (elétricos 100% a bateria):
• Jan: 367 – 14,5% (de 2.558)
• Fev: 402 – 12% (de 3.435)
• Mar: 519 – 13,5% (de 3.851)
• 1º tri: 1.288 – 13% (de 9.844)
FONTE: ABVE/Renavam

TENDÊNCIAS

O crescimento relativo dos BEVs em relação aos PHEVs em março pode ser a expressão de duas tendências do mercado:

1-Comprador do mercado Premium mais confiante em adquirir um BEV, em vez de um PHEV, graças ao aumento da oferta de opções de recarga doméstica e pública.

As estações públicas e semipúblicas no Brasil chegaram a 1.250 equipamentos em fevereiro de 22, segundo a ABVE, e seguem em crescimento.
O BEV mais vendido em março 22 foi o Volvo XC40 Recharge (179 unidades).

2-Crescimento dos comerciais leves BEV, graças aos compromissos ambientais (agenda ESG) assumidos por grandes varejistas e empresas de logística de transporte urbano.

Em março 22, 97 furgões 100% elétricos foram emplacados, ou 18% do total de BEV do mês, com destaque para o Citroen e-Jumpy Cargo (49) e Peugeot e-Expert Cargo (45).

MARKET SHARE

Evolução da participação dos eletrificados no mercado doméstico total de veículos leves – market share (HEV+PHEV+BEV):
• Jan-dez 2020: 1% (19.745 eletrificados, sobre 1.950.889)
• Jan-dez 2021: 1,8% (34.990, sobre 1.974.431)
• Jan 2022: 2,2% (2.558, sobre 116.601)
• 2022: 2,8% (3.435, sobre 120.192)
• 2022: 2,8% (3.851, sobre 134.904)
• 1º trim. 2022: 2,6% (9.844, sobre 374.533)

Participação dos eletrificados no mercado doméstico total por motorização elétrica no primeiro trimestre de 2022:

• HEV:
• Jan. 22: 1,3% (1.542, sobre 116.601)
• Fev. 22: 1,9% (2.344, sobre 120.192)
• Mar. 22: 2,1% (2.825, sobre 134.904)
• 1º trimestre 22: 1,8% (6.711, sobre 374.533)
 
• PHEV:
• Jan. 22: 0,5% (649, sobre 116.601)
• Fev. 22: 0,6% (689, sobre 120.192)
• Mar. 22: 0,4% (507, sobre 134.904)
• 1º trimestre 22: 0,5% (1.845, sobre 374.533)
• BEV:
• Jan. 22: 0,3% (367, sobre 116.601)
• Fev. 22: 0,3% (402, sobre 120.192)
• Mar. 22: 0,4% (519, sobre 134.904)
• 1º trimestre 22: 0,3% (1.288, sobre 374.533)

FONTES:

Eletrificados: ABVE/Renavam.
Mercado doméstico total: Relatórios Mensais de Emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). 
 
ELETRIFICADOS X MERCADO TOTAL

Evolução do mercado de eletrificados em relação ao mercado total de veículos leves no Brasil. Autos + comerciais leves + utilitários + SUV:

Mercado doméstico total (motores a combustão + eletrificados):

Emplacamentos:
2019: 2.658.692
2020: 1.950.889
2021: 1.974.431
1º trimestre 2021: 497.812
1º trimestre 2022: 374.533

Variação:
2020/2010: -26,6%
2021/2020: +1,2%
1º tri 22/1º tri 21: -25%
FONTE: Fenabrave

Mercado de eletrificados (HEV+PHEV+BEV):

Emplacamentos:
2019: 11.858
2020: 19.745
2021: 34.990
1º trimestre 2021: 4.582
1º trimestre 2022: 9.844

Variação:
2020/2019: +66,5%
2021/2020: +77%
1º tri 22/1º tri 21: +115%


FONTE: ABVE/Renavam

Redação

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