São Paulo vai sediar primeira corrida do Mundial de Fórmula E no Brasil

Photo by Dom Romney / LAT Images

O Campeonato Mundial de Fórmula E, da ABB FIA, e a cidade de São Paulo, juntamente com SPTuris e GL Events, assinaram um contrato no E-Prix de Mônaco que levará a série de corridas totalmente elétricas ao Brasil pela primeira vez.

O acordo é de cinco anos, com opção de renovação, e significa que a cidade de São Paulo pode sediar o principal campeonato de automobilismo elétrico do mundo a partir da 9ª temporada – o início da nova era da Fórmula E, com motores mais potentes, maior velocidade dos carros e menor necessidade de energia.

“Estamos muito satisfeitos que o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA esteja indo para o Brasil pela primeira vez, aguardando aprovação no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em junho”, disse o cofundador da Fórmula E e diretor do campeonato, Alberto Longo.

“O país tem uma paixão enorme e de longa data pelo automobilismo, é um grande mercado como um dos maiores países do mundo, e a própria São Paulo é um local histórico de corrida.

“Mal podemos esperar para receber os fãs brasileiros. Eles são como nenhum outro e certamente haverá uma atmosfera única e animada, pois os fãs desfrutam das corridas de Fórmula E com o salto em tecnologia e desempenho que vemos agora.”

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, elogiou o acordo: “Realizar um E-Prix está totalmente alinhado com os objetivos da cidade: atrair eventos que promovam a imagem de São Paulo para o mundo todo, movimentar a economia e gerar empregos com turismo de eventos; além disso, fomentar o desenvolvimento sustentável”.

Gustavo Pires, CEO da São Paulo Turismo, esteve em Mônaco para assinar o acordo com a Fórmula E. “A criação de um calendário estratégico de eventos é essencial para a forte reabertura que queremos da cidade de São Paulo no pós-pandemia e O E-Prix pode contribuir muito nesse movimento.”

A notícia foi bem recebida pelo piloto brasileiro no Campeonato Mundial de Fórmula E e campeão de 2016/17, Lucas di Grassi.

“A notícia de São Paulo sediando a próxima geração da Fórmula E é música para meus ouvidos”, disse di Grassi, da ROKiT Venturi Racing.

“É um passo importante para a eletrificação do mercado automotivo brasileiro. Não há nada como o orgulho e a incrível energia dos fãs de corrida brasileiros, então seria um sonho para mim correr em casa neste campeonato revolucionário na frente de uma multidão.”

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa