Eletra vai produzir 1.800 ônibus elétricos por ano em nova sede no ABC

A Eletra Industrial mudou-se para um novo prédio de 27 mil m² na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC, onde terá capacidade de produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 por ano, já a partir do segundo semestre.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional ” – disse Milena Braga, CEO da Eletra.

“Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos, híbridos e trólebus em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”.

A nova sede será inaugurada oficialmente em julho. Neste momento, o prédio está sendo adaptado para abrigar todas as divisões industriais e as linhas de montagem.

Expansão

Para a diretora executiva Iêda de Oliveira, a Eletra estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão.

A mudança de endereço também permitirá expandir os serviços do e-Retrofit Eletra – conversão de caminhões a diesel por veículos elétricos e híbridos.

“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte sustentável de passageiros, e conhecemos bem as condições reais de operação no Brasil – disse Iêda.

“Vamos agora multiplicar nossa capacidade produtiva e oferecer aos operadores a mais diversificada e confiável linha de produtos do mercado”.

Segundo o diretor de vendas Silvestre Sousa, as metas da Eletra concentram-se principalmente no Brasil, mas visam também o crescente mercado latino-americano.

“Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador, México e outros países. Todos demonstram grande interesse em trabalhar com uma empresa de ônibus elétricos com a tradição de qualidade da indústria brasileira desse setor”.

Endereço

A nova sede da Eletra fica num endereço icônico de São Bernardo do Campo, às margens do km 16 da Via Anchieta (sentido São Paulo-Litoral), a poucos metros de empresas como Mercedes-Benz, Extra Hipermercado e Grob do Brasil.

É um edifício de fácil acesso, na Rua Garcia Lorca, 176, Pauliceia. Tem três pavimentos e amplos pavilhões para abrigar diferentes divisões industriais, escritórios e show-room, além de um auditório para 200 pessoas.   

Os departamentos administrativo e de vendas já funcionam nas novas instalações desde o início de abril.
O local é conhecido por todos os que transitam pela Via Anchieta, a principal ligação entre a cidade de São Paulo e a região industrial do Grande ABC.

Durante anos, o prédio abrigou a Conexel, importante indústria brasileira de conectores, e, depois, a Weidmüller do Brasil.

História

A Eletra produz o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12m, 15m, 18m e 23m, articulados ou não).

Produz também as mais modernas versões de trólebus em operação no Brasil, dotados de baterias que lhe conferem autonomia sem contato com a rede aérea.

Há dois anos, começou a oferecer um inédito serviço de retrofit de caminhões para empresas de transporte de carga, o e-Retrofit Eletra.

Em maio de 2021, em São Paulo, participou diretamente do lançamento do primeiro carro-forte elétrico do mundo.

Também lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potência variável entre 15 kW e 120 kW.

É uma empresa brasileira fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com um século de atuação em transporte urbano.

Essa experiência garante soluções completas e flexíveis para todo tipo de operação de transporte sustentável de passageiros e de carga.
 

Redação

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