Eletrificados crescem 47% no 1º semestre, puxados pelos elétricos puros

Publicado no portal da ABVE → Leia AQUI

O Brasil emplacou 4.073 veículos leves eletrificados em junho, totalizando nada menos do que 20.427 no primeiro semestre de 2022.

O destaque do semestre foi o expressivo aumento dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV), que já superam o total de vendas do segmento de todo no ano de 2021.

O mercado de eletrificados (veículos 100% a bateria e híbridos leves) cresceu 47% no 1º semestre de 2022 sobre o mesmo período de 2021 (20.427, contra 13.899).

Manteve, assim, a curva de crescimento exponencial característica dos últimos dois anos, em contraste com a retração do conjunto do mercado doméstico.

Com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil nas próximas duas semanas.

Se o 2º semestre mantiver a atual tendência, o Brasil baterá novo recorde e emplacará este ano mais de 40 mil eletrificados, ou, no mínimo, 17% acima de 2021 (34.990).

Junho de 2022 foi o segundo melhor mês da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), só superado pelos 4.545 emplacamentos de dezembro de 2021.

Em relação a junho do ano passado, o crescimento de eletrificados em junho deste ano foi 16% superior (4.073, contra 3.507). Em relação a maio de 2022, o aumento foi de 20% (4.073, contra 3.387).

Dos 4.073 eletrificados vendidos em junho, 3.591 foram automóveis (incluindo SUVs) e 482 comerciais leves.

100% ELÉTRICOS

No primeiro semestre, o Brasil emplacou 3.395 veículos 100% elétricos, ou puros”, 19% acima de todos os BEVs vendidos em 2021 (2.851).
Em relação a 2020, o aumento dos BEVs no semestre foi de 324% (3.395 de janeiro a junho de 22, contra 801 de janeiro a dezembro de 20).
Esse crescimento foi puxado em grande parte pelos veículos comerciais leves, como vans, picapes e furgões.

No total, foram 1.089 emplacamentos de BEVs só em junho, que representaram 27% do total de eletrificados vendidos no mês (4.073).
Destes, 482 foram veículos comerciais leves 100% elétricos – 44% do total de BEVs comercializados no mês (1.089) ou 12% de todos os eletrificados (4.073).

Esses números confirmam a estimativa da ABVE de que o setor de cargas urbanas leves terá participação crescente na eletrificação do transporte no Brasil.

Cada vez mais empresas de logística e grandes varejistas adotam a Agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), apoiando o transporte sustentável.

Mas, segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, há outros motivos que aumentam gradativamente a segurança dos potenciais compradores de veículos elétricos, apesar da alta carga de impostos e falta de incentivos.

“Um deles é o aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no Brasil; já há em torno de 1.500 eletropostos disponíveis hoje nas principais cidades e rodovias, devendo chegar a 3 mil até o final do ano e a 10 mil em três anos” – disse ele.

“Outro fator é o aumento da oferta de veículos elétricos de diferentes modelos e perfis de preço no mercado brasileiro – não só de BEVs, mas de eletrificados em geral. Até o final do ano, haverá cerca de 100 modelos à disposição do consumidor”.< /span>

“E há, por fim, um outro fator, que é o aumento da gasolina. Os brasileiros fazem contas e percebem que o custo do km rodado num carro elétrico pode ser até seis vezes inferior ao de um similar a gasolina” – completou Adalberto Maluf.

CRESCIMENTO

BEVs leves no Brasil (total de unidades emplacadas/ano):

2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851

Junho 2022: 1.089

1º semestre 2022: 3.395

Total da frota  BEV ( jan 2012/jun 2022 ): 8.231
 

Redação

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