Venda de veículos elétricos deve dobrar na China em 2021

Victor Queiroz, de Xangai, China

As vendas de veículos elétricos na China devem dobrar neste ano, em comparação a 2020, com destaque para o crescimento dos quatro grandes fabricantes chineses de EV (electric vehicle): Nio, Xpeng, Li Auto e WM Motor.

Segundo dados da associação chinesa de fabricantes de automóveis, as vendas de EVs, incluindo híbridos movidos a bateria e plug-in (ou seja, equipados com motores convencionais e com bateria elétrica) representaram entre 14% e 15% do mix geral de vendas para este mês.

Em destaque no competitivo mercado, segundo analistas do setor, a Nio realizou o seu “Power Day” – um evento já característico da Tesla, para tratar de carregamento de baterias – em Xangai na semana passada, relatando que o fabricante de EV continua a se concentrar em crescer rapidamente e melhorar sua infraestrutura de carregamento.

Vale destacar que, ao contrário dos EUA e de outros países, os proprietários de EVs na China muitas vezes não podem contar com sistema de recarga doméstica, já que a maioria das famílias na China não tem condições de instalar carregadores privados, especialmente fora das principais cidades. As estações de carregamento públicas costumam estar sempre ocupadas e, assim, seu uso pode ser demorado.

Para contornar isso, a Nio foi pioneira em sistema idealizado como “bateria como serviço”, lançando seu programa no ano passado. As pessoas compram um carro Nio sem bateria e pagam conforme o uso, trocando as peças sem carga por outras totalmente carregadas, dependendo da necessidade.

O programa tem o benefício adicional de tornar o carro mais barato e oferece uma solução para proprietários mais antigos de EVs, como lidar com a degradação da bateria, atualizar o sistema e não perder o valor de revenda com uma bateria mais velha.

A capacidade da Nio de integrar perfeitamente vários métodos de reposição de energia em seu ecossistema repercutiu de forma positiva entre os clientes chineses, com quase 3 milhões de trocas de bateria realizadas desde o início do programa.

Victor Queiroz - De Xangai

Victor Queiroz, CEO da VX Trade, mora desde os 17 anos na China. Formou-se em comércio exterior em Pequim, na Beijing Language and Culture University. Já atuou em gigantes da tecnologia como o ByteDance (plataforma que criou o Tik Tok) e Didi Chuxing (maior aplicativo mundial de transporte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *