Embraer faz parceria para desenvolver “carro voador” na América Latina

A ideia de deslocamentos aéreos em grandes cidades, por meio de veículos equipados com motores elétricos, está cada dia mais perto da realidade. Segundo reportagem do jornal ESTADO DE SÃO PAULO, a empresa de soluções aéreas urbanas EVE, ligada à Embraer, e a Flapper, uma plataforma independente de aviação privada on demand, anunciaram uma parceria com o objetivo de desenvolver o chamado UAM (mobilidade aérea urbana) na América Latina.

O acordo, segundo a reportagem do Estadão, servirá como prova de conceito de futuras operações regionais do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, o eVTOL da EVE, que também é conhecido como EVA (aeronave elétrica vertical, em português).

A EVE planeja fornecer à Flapper até 25 mil horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (no Brasil), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e também no México, na Cidade do México.

Vale lembrar que seis das dez maiores frotas de helicópteros urbanos estão na América Latina. A implantação de aeronaves da EVE na rede Flapper ainda está sujeita à celebração de contratos finais entre as partes.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *