China movimenta o mercado de veículos elétricos no mundo

O mercado de veículos elétricos está testemunhando um crescimento fenomenal. O número de EVs em uso globalmente aumentou 43% em 2020, para mais de 10 milhões. Com 4,5 milhões de carros elétricos, a China tem o maior número de modelos do mundo. 

Com baixo custo e potencial de fabricação de qualidade, bem como um enorme mercado doméstico, os fabricantes de EVs chineses parecem prontos para um crescimento sustentável e de longo prazo. A China também se destaca mundialmente na fabricação de outros veículos elétricos, como patinetes, motos e bicicletas elétricas.

A maioria das empresas ainda é desconhecida do consumidor brasileiro, mas é bom já ficar de olho em algumas marcas que, com certeza, vão ser muito citadas nos dias atuais e nos próximos anos. A seguir, destaco algumas empresas que apresentam um crescimento exponencial e se destacam no cenário chinês e mundial.

BYD

A BYD é uma marca já conhecida dos brasileiros, com fábrica de veículos e energia renovável instalada no Brasil. A BYD fabrica veículos com motor de combustão interna (ICE) e também veículos elétricos. Também está envolvida em negócios de baterias, energia fotovoltaica e no desenvolvimento do transporte ferroviário. Fundada em 1995, a empresa ingressou no segmento automotivo em 2003. Em 2020, automóveis e produtos relacionados contribuíam com 53% do faturamento da empresa. A BYD tem aumentado sua receita rapidamente e lucrado há anos.

No segundo trimestre, a BYD entregou 99.828 veículos de energia novos, que incluíam veículos híbridos plug-in, bem como ônibus e outros veículos comerciais. Excluindo veículos híbridos e comerciais, a BYD entregou 54.841 veículos elétricos a bateria de passageiros no segundo trimestre. Isso é muito mais alto do que os EVs fornecidos pela NIO ou XPeng. Em comparação, a BYD entregou 42.716 veículos ICE no segundo trimestre. Portanto, as vendas de veículos elétricos da empresa superaram as de seus veículos ICE.

No primeiro semestre de 2021, o volume de vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in cresceu 155% em relação ao primeiro semestre de 2020. Em comparação, o volume de vendas de ICE caiu cerca de 6%. Isso mostra que a BYD está cada vez mais mudando para os veículos elétricos, que devem representar uma parte cada vez maior das vendas e lucros da empresa.

XPeng

Fundada em 2015, em Guangzhou, a XPeng começou a entregar aos clientes em 2018. Foi listada nos Estados Unidos em agosto de 2020. A empresa entregou 17.398 veículos elétricos no segundo trimestre de 2021, ante 13.340 entregas no primeiro trimestre. A receita da empresa cresceu significativamente nos últimos trimestres, em linha com o crescimento nas entregas de veículos. Além dos EVs, o foco principal do XPeng está no desenvolvimento de um sistema de direção autônomo.

A XPeng possui uma fábrica em Zhaoqing que entrou em operação em maio de 2020. Antes disso, a empresa realizava sua fabricação na fábrica de outra montadora, a Haima, que tem mais de três décadas de experiência na fabricação de automóveis. Alguns de seus modelos ainda são fabricados em uma das fábricas da Haima. Tal arranjo permite que a XPeng produza produtos de qualidade com um mínimo de investimento de capital. Sua planta de Zhaoqing tem capacidade para 100 mil unidades, enquanto a planta de Haima tem capacidade para 150 mil unidades. Além disso, a XPeng planeja construir duas novas fábricas, cada uma com capacidade de 100 mil unidades.

Li Auto

Fundada em 2015, a Li Auto iniciou a produção comercial em novembro de 2019. Atualmente, ela visa o segmento de SUV premium do mercado de veículos elétricos chinês. A fábrica da empresa fica em Changzhou e tem uma capacidade anual de 100.000 unidades, expansível para 200.000 unidades com maquinário adicional. 

A Li Auto entregou 17.575 EVs no segundo trimestre de 2021, um aumento de 166% em relação ao mesmo período do ano anterior. As entregas superaram a meta da empresa, de 14.500 a 15.500 veículos no trimestre. 

NIO

A NIO é uma empresa que desponta no cenário de novas montadoras de veículos elétricos da China pela qualidade, desempenho e tecnologia de seus modelos, tanto que é tratada como a “Tesla chinesa”. Também é uma das preferidas dos investidores, com a chegada de aportes bilionários.

A empresa nasceu em Xangai, mas já garantiu presença nos principais centros tecnológicos mundiais, nos Estados Unidos e Europa. Ao lado da Xpeng, Li Auto e WM Motor, a NIO forma o que os analistas chamam de “Fab Four” entre as startups da eletro mobilidade.

Atualmente a NIO apresenta três modelos de destaque no mercado: EC6, ES8 e o ES6.

WM Motor

A startup de veículos elétricos WM Motor, um dos ambiciosos desafiadores da China para a Tesla, levantou 10 bilhões de yuans (US$ 1,47 bilhão) de um grupo de investidores após as listagens bem-sucedidas no mercado de ações.

A empresa, sediada em Xangai, também conta com a Tencent Holdings entre seus investidores, disse que vai recrutar 3.000 engenheiros de primeira linha globalmente nos próximos anos para construir um ecossistema que conecte motoristas, veículos e o ambiente externo, além de se adaptar ao necessidades dos clientes chineses e condições das estradas. Os recursos também serão aplicados na expansão da rede de lojas, branding e marketing.

A WM Motor acabou de apresentar o seu primeiro sedã, o M7, e o E5, ambos veículos elétricos que devem chegar ao mercado até o final do ano.

Niu Technologies

A Niu Technologies se difere das outras empresas aqui citadas, pois a empresa se destaca pela produção de scooters elétricos. Fundada em 2014, a Niu já vendeu cerca de 1,8 milhões de scooters elétricas em todo o mundo. A empresa também produz bicicletas, ciclomotores e motocicletas em mais de 45 países. A receita da empresa cresceu rapidamente ao longo dos anos e é lucrativa há dois anos. 

A Niu Technologies se beneficiou por ser pioneira em um segmento de mercado em rápido crescimento. No segundo trimestre de 2021, a Niu vendeu 252.998 scooters elétricas, um aumento de 58% ano após ano. Destes, 246.018 foram vendidos na China. A Niu está expandindo sua capacidade de produção e espera dobrar para 2 milhões de unidades até o final de 2021, contra 1 milhão no final de março.

Victor Queiroz - De Xangai

Victor Queiroz, CEO da VX Trade, mora desde os 17 anos na China. Formou-se em comércio exterior em Pequim, na Beijing Language and Culture University. Já atuou em gigantes da tecnologia como o ByteDance (plataforma que criou o Tik Tok) e Didi Chuxing (maior aplicativo mundial de transporte)

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