Great Wall chega ao Brasil e sinaliza invasão de fábricas chinesas

A montadora chinesa GREAT WALL MOTORS anunciou nesta semana o fim das negociações para a aquisição da planta da Mercedes-Benz em Iracemópolis, no interior de São Paulo. Ainda desconhecida no Brasil, é a maior fabricante de automóveis de propriedade coletiva da China e a primeira empresa automobilística deste país a abrir o capital em Hong Kong e arrecadar, na época, US$ 3,3 bilhões. A montadora chega ao país com investimentos próprios, o que sinaliza a força e potencial do mercado brasileiro de veículos e a chegada, em breve, de novas marcas chinesas.

Importante frisar, a Great Wall é conhecida por seu desenvolvimento estável e força econômica, aliados ao alto crescimento e lucratividade por mais de 10 anos consecutivos. Na China, trabalha com quatro marcas: Haval, Wey, Ora e GWM.

A Great Wall progrediu rapidamente fora da China. No mercado internacional, a montadora tornou-se a primeira marca com maior valor de exportação e volume de exportação dentre as montadoras chinesas.

Embora ainda não se conheça exatamente quais modelos serão fabricados no Brasil, é importante frisar que a China atualmente é a maior produtora de veículos elétricos, baterias e demais componentes automotivos de energia limpa. Mesmo que não invista inicialmente em modelos elétricos, com certeza esse será o caminho em futuro próximo.

Falando sobre motores elétricos ou híbridos, a Great Wall é uma montadora que investe pesado na pesquisa e desenvolvimento da eletrificação de veículos – baterias, motores e componentes.

Em termos de construção de hardwares para o mercado automotivo, a Great Wall destaca-se no mercado da China, especialmente com seus centros experimentais. O maior laboratório simulado de emissão ambiental do país é da Great Wall, assim como os principais laboratórios de fadiga de veículos, componentes e desenvolvimento de motores.

Atualmente, a montadora comporta mais de 30 subsidiárias, com 50.000 funcionários. Possui uma capacidade de produção de 500.000 veículos e componentes essenciais da indústria automotiva. Por fim, a Great Wall também ganhou vários prêmios e foi incluída, por duas vezes, na lista Forbes das 100 principais empresas da China.

Victor Queiroz - De Xangai

Victor Queiroz, CEO da VX Trade, mora desde os 17 anos na China. Formou-se em comércio exterior em Pequim, na Beijing Language and Culture University. Já atuou em gigantes da tecnologia como o ByteDance (plataforma que criou o Tik Tok) e Didi Chuxing (maior aplicativo mundial de transporte)