Tesla quebra barreira histórica e se torna o carro mais vendido da Europa

Pela primeira vez na história da indústria automobilística, o carro mais vendido na Europa foi um modelo elétrico, mais especificamente o Tesla Model 3, com o fechamento dos números de setembro. Trata-se ainda de um novo marco, pois também era inédito um veículo produzido fora do continente alcançar a liderança de vendas.

O Model 3 superou a marca de 25 mil unidades comercializadas e bateu fortes concorrentes no topo de vendas, como o Renault Clio e o Volkswagen Golf.

Segundo dados recentes do mercado automotivo, as vendas de modelos elétricos e híbridos já representaram em torno de 23% da indústria na Europa até setembro, um valor que praticamente dobrou na proporção ao mesmo período de 2020. Vale lembrar que o continente também sofre fortemente com o efeito da crise dos semicondutores, que ocasionou uma retração geral na comercialização em torno de 25%.

Entre os elétricos, a Tesla também conquistou o segundo posto em vendas com o SUV Model Y. Em seguida, aparecem o Volkswagen ID.3, que chega em breve ao Brasil, e o Renault Zoe.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa