Eletra apresenta em Salvador (BA) o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro

Eletra apresenta no dia 30 de setembro, em Salvador (BA), o pr imeiro ônibus elétrico totalmente produzido no Brasil, inclusive as baterias. A apresentação será feita pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de Salvador, com participação da CEO da Eletra, Milena Romano, e da diretora Iêda de Oliveira.

O veículo é o E-bus Eletra de 12,5m, com carroceria Caio, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico, inversor e bateria WEG. É a primeira unidade de uma frota de oito ônibus elétricos Eletra contratada pela Prefeitura Municipal de Salvador.

Made in Brazil

“O E-bus Eletra foi inteiramente fabricado no Brasil, com componentes produzidos por indústrias brasileiras e empresas instaladas no Brasil – destacou Milena Romano. “A meta da Eletra é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público e de carga, com tecnologia inteiramente nacional. O veículo que estamos entregando agora em Salvador é o resultado desse esforço.”

Iêda de Oliveira acrescentou: “é um ônibus elétrico concebido para rodar em qualquer ambiente urbano, desde linhas troncais e corredores centrais até alimentadoras, com perfil e topografia voltados para regiões periféricas de nossas cidades”.

As duas executivas destacaram a confiabilidade de um veículo produzido por uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência em mobilidade elétrica.

A Eletra fabrica ônibus elétrico, ônibus elétricos híbridos e trólebus desde 1999, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

É a principal fabricante da América Latina, responsável por cerca de 300 dos 371 ônibus elétricos que circulam hoje no Brasil.

A Eletra mudou-se recentemente para um novo prédio de 27 mil m² na Via Anchieta (SP), onde produzirá até 1.800 ônibus elétricos por ano, a partir do início de 2023, podendo ampliar essa capacidade em 50%, conforme a demanda.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

Linha completa

Até o final de 2022, a Eletra apresentará a mais completa linha de ônibus totalmente elétricos do mercado.

São cinco novos modelos até dezembro, inteiramente produzidos no Brasil, com tecnologia nacional e componentes fabricados por tradicionais indústrias brasileiras.

O E-bus 12,5m apresentado em Salvador foi lançado oficialmente em agosto na Lat.Bus 2022, a maior feira de transporte público da América Latina.

No mesmo evento, a Eletra lançou outro modelo, o E-bus 15m, com carroceria Caio, chassi Scania e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

Até o final de outubro, a Eletra lançará o E-bus 21,5m articulado, em novembro o E-bus 12,8m Padron e em dezembro o E-bus 10m.

Todos esses modelos serão equipados com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e baterias WEG.

São veículos aptos a rodar em qualquer ambiente urbano, com autonomia de 250 km, frenagem regenerativa e possibilidade de recargas de oportunidade.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa