Setembro registra melhor mês de venda de eletrificados leves desde 2012

Setembro de 2022 entra para a história das vendas de veículos eletrificados no Brasil e se torna o melhor mês da série histórica desde 2012, com 6.391 unidades emplacadas, superando a marca de dezembro de 2021, quando o total atingiu 4.545 unidades.

Em agosto, quando foram vendidas 4.249 unidades, o mercado já sinalizava um aquecimento nas vendas, o que foi comprovado com o número de setembro, que representa um aumento de 50,41% em relação ao mês anterior.

Na comparação com setembro de 2021, quando foram vendidas 2.756 unidades, observa-se um aumento de 131,89% no mercado de veículos leves eletrificados em setembro de 2022.

Tal aumento pode ser considerado reflexo de um somatório de fatores: maior conhecimento do público em relação a tecnologia, maior oferta de modelos, ampliação da infraestrutura de recarga e até mesmo os incentivos fiscais, como a redução da alíquota de IPVA na cidade de São Paulo (o maior mercado do país).

Acumulado

No acumulado do ano, foram vendidos 34.203 veículos eletrificados, de janeiro a setembro, o que indica um aumento de 41,61% em relação ao total de vendas no mesmo período de 2021 (24.153).

As vendas dos veículos leves eletrificados, no Brasil, tiveram em setembro o melhor mês da série histórica, com 6.391 emplacamentos, impulsionados pelo crescimento recorde dos BEV (100% elétricos) e dos PHEV (veículos híbridos plug-in).

O marketshare das tecnologias dos veículos garante o destaque dos veículos PHEV, que alcançaram o marco histórico de vendas de 2.442 unidades, representando 38,21% do total das vendas do mês.

Em seguida, são acompanhados dos veículos HEV híbridos flex, que detiveram 31,73% das vendas do mercado, os veículos BEVs (100% elétricos), com 22,55%, e os HEV híbridos a gasolina, com 8%.

PHEV

Os veículos PHEV vêm ganhando mercado ao longo de 2022, reflexo de uma maior oferta de modelos, associada a uma maior oferta de infraestrutura de recarga, e despontam assim, como um tipo de tecnologia que está agradando o consumidor.

Na comparação com as vendas de agosto (955 unidades), observa-se um aumento de 155,7%, percentual expressivo para um mercado ainda em fase de consolidação no país.

Na comparação setembro de 2021 (1.091 unidades) verifica-se um aumento de 124% nas vendas dos modelos, isto é, o número de emplacamento dos veículos PHEV mais que dobrou em 12 meses.

BEV

Os veículos BEV (100% elétricos) também são destaque no mês de setembro, pois atingiram o maior número de emplacamentos na série histórica desde 2012, com 1.411 unidades vendidas, um aumento de 48,68% em relação a agosto (949 unidades).

Na comparação com setembro de 2021 (309 unidades), o percentual se eleva consideravelmente para 356,63%, demonstrando o quanto o mercado de veículos 100% elétricos se encontra em expansão, e a tendência é este número crescer mais nos próximos meses.

Os veículos híbridos (HEV) também se destacaram em setembro, com um total de 2.538 unidades vendidas, o que representa aumento de 8,23% em relação ao mês anterior (2.345).  

Desses 2.538 unidades, 2.028 são híbridos flex  e 510 híbridos a gasolina. Em relação ao mês anterior, os híbridos flex apresentaram um aumento 6,23% (1.909 em agosto/2022), enquanto os híbridos a gasolina praticamente mantiveram o mesmo patamar de vendas, com pequeno aumento de 16,97% em relação a agosto (436).

No que se refere aos comerciais leves (veículos direcionados para o transporte de carga urbana), verifica-se que cada vez mais as empresas estão aderindo à tecnologia.

Apesar de setembro não ter sido o melhor mês de vendas para este segmento (21 unidades), deve-se destacar que este ainda é um mercado estritamente relacionado à demanda das empresas, principalmente do setor de logística, para utilização de uma nova tecnologia em seus serviços de transporte de carga urbana.

Pelo segundo mês consecutivo as vendas dos veículos leves eletrificados ganha força e mercado, um ponto muito positivo para as montadoras que estão investindo na nova tecnologia e que esperam uma resposta dos consumidores.
 
O ganho de mercado de veículos BEV e PHEV sinaliza que o mercado está evoluindo, que questões relacionadas à infraestrutura de recarga estão sendo solucionadas e que, cada vez mais, postos de recarga estão sendo espalhados pelos país, o que possibilita que a tecnologia ganhe novos mercados, e não fique concentrada somente nas capitais, mas também esteja presente nos mais diversos municípios brasileiros.
 
A mais recente estimativa da ABVE indica, até setembro, a existência de 2.862 eletropostos públicos e semi-públicos no Brasil, dos quais 45,6% no estado de São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul com 10% e Santa Catarina com 7,7%.
 

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa