Estudo aponta que brasileiros são propensos a pagar mais por veículo elétrico

Publicado no jornal O Estado de S.Paulo → Leia AQUI

Na semana em que o IDPT (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) divulgou que apenas a combinação entre a mobilidade elétrica e a implementação de cidades compactas seria capaz de limitar o aquecimento global a menos de 2 °C, o convencionado pelo Acordo de Paris, o Planeta Elétrico conversou com o líder global de pesquisas automotivas da Ipsos, Alexandre de Saint-Léon.

O executivo compartilhou dados inéditos da pesquisa Mobility Navegator (módulo eletrificação) realizada em sete países.

A amostra brasileira contou com mil respondentes, com renda anual maior de 68 mil reais, e sugere que os brasileiros, assim como os chineses, estão mais propensos a pagar mais por um carro elétrico.

“O que vemos na pesquisa é que as vendas ainda são pequenas, mas que brasileiros gostam de inovação. E o volume tem muito a ver com a oferta das montadoras”, afirma Saint-Léon. 

O executivo reforça que outro freio para a expansão da eletromobilidade local é a falta de alinhamento das políticas públicas, das montadoras e dos fornecedores de peças. “Isso precisa acontecer. É fundamental para que o país possa migrar para a eletrificação como uma oportunidade e não uma ameaça”, reforça.

“O primeiro destaque é que o nível de interesse e conhecimento para veículos elétricos está subindo de forma regular mundialmente e, em alguns países, chega a ser maior que dos convencionais. É o caso dos Estados Unidos e da Europa. Ainda existem alguns receios, por alguns motivos, mas as vendas de elétricos na França, por exemplo, ultrapassaram, pela primeira vez, o segmento a diesel, que durante muitos anos chegou a representar 60% do mercado.”
 

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável