Os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil;

Matéria publicada no JORNAL DO CARRO → Leia AQUI

Por Vagner Aquino

Os carros elétricos ainda são caros no Brasil. Porém, há cerca de um mês, a JAC resolveu dar um presentinhho de Natal para a clientela. Para incentivar as vendas de seus veículos elétricos, baixou consideravelmente o preço do E-JS1. Desse modo, o compacto feito na China retomou o posto de carro elétrico mais barato do Brasil. Além dele, outros dois chineses disputam a posição: o Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.

Cabe ressaltar, no entanto, que o desconto de R$ 14 mil está longe de tornar o JAC um carro barato. Afinal, o preço sugerido do modelo é de R$ 145.900. Ou seja, o E-JS1 sai por R$ 20 a mais que um Nivus e é quase R$ 25 mil mais caro que um Tracker, por exemplo. Porém, os SUVs com motor a combustão de Volkswagen e Chevrolet são bem maiores que o hatch.

Assim, o preço alto é apontado como o principal motivo para as vendas ainda baixas de carros elétricos no mercado brasileiro. Afinal, com o valor da tabela do JAC dá para comprar 2,2 Renault Kwid 1.0, o carro com motor a combustão mais barato do País. O compacto feito no Paraná parte de R$ 66.590.

Confira abaixo a lista dos 10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil:

1) JAC E-JS1: R$ 145.900

JAC/Divulgação

O subcompacto chegou ao Brasil em novembro de 2021. Feito na China pela Si Hao, formada pela união da JAC Motors e Volkswagen, o E-JS1 tem motor com potência equivalente a 61 cv e torque de 15,3 mkgf. Com isso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos. As baterias têm capacidade de 30 kWh. Entre os itens de série há central multimídia com tela de 10 polegadas e quadro de instrumentos com tela de 6″. Segundo a marca, o carro tem 3,65 metros de comprimento e 2,39 m de distância entre os eixos.

2) Renault Kwid E-Tech: R$ 146.990

DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

O Renault Kwid elétrico estreou no País em maio de 2022 por R$ 142.990. Entretanto, quando o segundo lote chegou, o preço do hatch subiu para R$ 146.990. E assim foi mantido até agora. De acordo com a marca, o carrinho feito na China tem motor elétrico com potência equivalente a 65 cv e torque máximo de 11,5 mkgf. O compacto tem 3,68 metros de comprimento e 2,42 m de distância entre os eixos.

3) Caoa Chery iCar: R$ 149.990

ALEX SILVA/ESTADAO

Com a proposta de ser o elétrico mais barato do País, o iCar chegou às autorizadas da Caoa Chery em junho do ano passado. De lá para cá, o preço do modelo chinês subiu R$ 10 mil. O motor elétrico produz potência equivalente a 61 cv e torque de 15,3 mkgf. Segundo a marca, o pacote de baterias, de 30,8 kWh, garante até 282 km de autonomia. Mesmo com apenas 3,20 metros de comprimento e 2,15 m de entre-eixos, pode levar até quatro pessoas.

4) Peugeot e-208 GT: R$ 235.990

Peugeot/Divulgação

Juntamente com o lançamento do SUV e-2008, a Peugeot reduziu o preço do e-208. Assim, há cerca de dois meses a tabela do hatch passou a ser de R$ 219.990. Agora, o preço passou a R$ 235.990. Ainda assim, ele fica na quarta posição da lista dos carros elétricos mais baratos. O motor de 136 cv e 26,5 mkgf pode acelerá-lo de 0 a 100 km/h leva 8,3 segundos. Segundo a marca, a autonomia supera os 360 km.

5) JAC E-JS4: R$ 239.900

Vagner Aquino/Jornal do Carro

O SUV elétrico da JAC, bem como o compacto E-JS1, também teve o preço reduzido, mas em R$ 10 mil. Com isso, o modelo chinês subiu algumas posições no ranking dos elétricos à venda no Brasil. Conforme a marca, o motor gera o equivalente a 150 cv e 34,7 mkgf. Além disso, as baterias de fosfato de ferro-lítio, que têm capacidade de 55 kWh, permitem que o carro rode 420 km entre as recargas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos. As dimensões são: 4,4 m de comprimento e 1,78 m de largura. Por sua vez, a distância entre os eixos é de 2,62 m.

6) Renault Zoe: R$ 239.990

Diogo de Oliveira/Jornal do Carro

O Renault Zoe é um hatch com motor elétrico de 135 cv e 25 mkgf. Com ele, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Segundo a marca, a autonomia de 385 km é garantida pelas baterias de 52 kWh. Além de linhas modernas, há boa lista de equipamentos, com ar-condicionado digital e multimídia com tela de 7″. O sistema espelha smartphones com Apple CarPlay e Android Auto. O carro feito na França tem 4,09 m de comprimento e 2,59 me de entre-eixos.

7) JAC E-J7: R$ 249.900

JAC/Divulgação

Segundo a marca chinesa, o único sedã desta lista mira clientes do trio alemão Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Entretanto, apesar de ter a mesma faixa de preço, é 100% elétrico. Conforme a JAC, a potência é de 193 cv e o torque, de 34,7 mkgf. Além disso, precisa de 5,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Com participação do Grupo Volkswagen no desenvolvimento da parte dinâmica do chassi, o carro mede 4,77 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m de distância entre os eixos. .

8) Mini Elétrico – R$ 252.990

KRPIX/ESTADÃO

Versão elétrica do mítico carrinho inglês, o Mini Cooper S E tem motor de 184 cv e 27,5 mkgf e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Com baterias de 42 kWh, dá para rodar mais de 230 km. O quadro de instrumentos tem tela digital de 5″ e há outra, de 8″, do sistema multimídia. Conforme a marca, conexão com internet, assistentes eletrônicos de condução e ar-condicionado de duas zonas vêm de série.

9) Fiat 500e: R$ 254.790

Fiat/Divulgação

500e é o nome do Fiat 500 elétrico. Além do visual exclusivo, o carro tem motor de 118 cv e 22,4 mkgf. Com isso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. De acordo com a Fiat, a autonomia de 320 km é resultado das baterias de 42 kWh. Trata-se de um dos carros elétricos mais charmosos da lista.

10) Peugeot e-2008: R$ 259.990

Peugeot/Divulgação

Décimo modelo da nossa, o e-2008 faz parte da nova geração do SUV da Peugeot. Porém, em vez de motor a combustão ele traz o mesmo elétrica de 136 cv do hatch. Porém, como é mais pesado, sua autonomia é menor, de até 345 km. O SUV elétrico convive no Brasil com o da geração anterior, que é oferecido com motor a combustão.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável