Painéis solares levam energia limpa a terminais de ônibus anexos à Linha 5-Lilás

Publicado em MOBILIDADE SAMPA → Leia AQUI

Por Igor Roberto

Três terminais de ônibus municipais e intermunicipais na Zona Sul de São Paulo, gerenciados pela ViaMobilidade, serão abastecidos por energia limpa por meio do uso de placas fotovoltaicas. Ao todo, 196 painéis instalados sobre o Terminal Guido Caloi, anexo à Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás de metrô, vão transferir energia solar aos terminais Campo Limpo e Capão Redondo.

Segundo a ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás, as placas fotovoltaicas auxiliarão no fornecimento de energia elétrica para iluminação, tomadas que estão à disposição para carregamento de dispositivos móveis, painéis informativos sobre itinerários dos coletivos, entre outros.

Além dos três terminais, uma área de lazer localizada no Pátio Guido Caloi, utilizada para estacionamento e manutenção das composições de metrô, também será beneficiada.

Com as placas, serão gerados 11.000 kWh por mês, o que seria suficiente para alimentar 50 residências com quatro pessoas durante o período. O projeto está atrelado, especificamente, à diminuição no consumo de energia, resultando em redução de custos e benefícios ao meio ambiente. O sistema instalado ocupa uma área de 300 metros quadrados sobre o Terminal de Ônibus Guido Caloi.

De acordo com Carlos Alberto Júnior, engenheiro especialista em Gestão de Energia do Grupo CCR, o projeto das placas solares nasceu no Fórum de Energia Elétrica da CCR Mobilidade, evento que tem o objetivo de propor novas soluções relacionadas à redução de consumo, custos e emissões dos gases do efeito estufa com energia elétrica.

“Temos em vista estudos relacionados ao uso das fontes limpas de energia, de forma a otimizar o consumo de energia elétrica e contribuir para as ações de sustentabilidade. Assim, atrelado ao atendimento humanizado na mobilidade urbana, reforçamos o compromisso que o Grupo CCR tem com o meio ambiente”, destaca o engenheiro.

O Terminal Capão Redondo, parada final da Linha 5-Lilás, recebe ônibus metropolitanos que transportam passageiros da região e de municípios vizinhos como Embu das Artes, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra, enquanto o Terminal Campo Limpo também atende moradores de Taboão da Serra.

Já o Terminal Guido Caloi recepciona duas linhas municipais, que vão até o Terminal Pinheiros (ao lado da estação homônima das linhas 4-Amarela e 9-Esmeralda) e Jardim Jacina.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável