Fiat lança no Brasil o 500e, com motor elétrico e autonomia de 320 km

O clássico Fiat 500 ganhou nova roupagem, ficou mais tecnológico e, principalmente, recebeu uma motorização 100% elétrica. Renomeado como 500e, o hatch subcompacto estreia no Brasil com uma versão única, a Icon, por um valor de R$ 239 mil e lote inicial de 120 unidades até o final de 2021.

O novo 500e chega ao ainda incipiente mercado de brasileiro de versões elétricas para concorrer principalmente com o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt.

Se comparado com a geração anterior do icônico Cinquecento, o modelo 500e é levemente maior (tem 22mm a mais no comprimento, 56mm a mais na largura e 29mm na altura). Mas a Fiat mantém no estilo as remissões à primeira versão, lançada na Europa em 1957, agregando novas tecnologias e funcionalidades.

Na parte mecânica, o 500e oferece motorização 100% elétrica que garante 118 cv de potência (87kW). Segundo a montadora, com esse propulsor o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos, com uma velocidade máxima (limitada) de 150 km/h. Ou seja, nada mau se comparado às versões anteriores.

A bateria de lítio possui 42 kWh de capacidade de armazenamento, o que oferece uma autonomia aproximada de 320 km. O 500e possui três modos de condução: Normal, Range (que garante um melhor efeito de regeneração) e a Sherpa (mais eficiente).

De acordo com dados divulgados pela Fiat, o veículo vem de fábrica com um carregador de bordo bivolt, compatível com o padrão atual brasileiro de plugs e tomadas de reabastecimento. Em tomadas 110 V, a recarga total é realizada em até 24 horas. Para reduzir esse tempo, a Fiat oferece dois wallbox, um de 7,4 kW (que garante recarga em 6 horas) e um de 11 kW (para recarga em 4 horas).

Agora uma diferença fundamental ao modelo de motor convencional: o consumo do 500e seria o equivalente a uma performance de 62 km/l de gasolina em comparação ao 500 com motor a combustão.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa