Tendência mundial, mobilidade elétrica cresce no polo industrial de Manaus

Uma realidade em países europeus, nos Estados Unidos, Índia e China, a mobilidade elétrica recebe na Zona Franca de Manaus (AM) grandes fabricantes de meios de transporte elétricos, como patinetes, triciclos, bicicletas e motocicletas.

Reportagem do portal REAL TIME 1, de Manaus, mostra o crescimento do Polo Industrial (PIM), que tem atraído investimentos que buscam aliar economia, ganho de tempo e sustentabilidade, premissas da mobilidade elétrica.

Um dos grandes destaques é a Drop, que construiu em Manaus a primeira fábrica brasileira de patinetes elétricos do Brasil, no final de 2019. A empresa lançou recentemente no mercado uma das melhores opções em patinete elétrico, o Jetter.

Conforme números da Suframa, o PIM conta hoje com 13 fabricantes de meios de transporte elétricos – veículos como motonetas, hoverboards (diciclos) e quadriciclos. O diretor de marketing da Drop, Ricardo Ducco, adianta que a empresa tem planos de expandir as atividades e lançar em 2022 a linha de bikes elétricas.

“Lançaremos bikes elétricas com a marca própria (Drop) e outros veículos elétricos e mecânicos para terceiros. Somente para um dos parceiros serão produzidas mais de 100 mil unidades por ano somadas todas as categorias de produtos”, afirmou Ducco à reportagem do Real Time.

“A tendência é mundial e aqui não será diferente. Num primeiro momento, acreditamos muito no potencial de expansão dos ciclomotores. São veículos mais acessíveis e portáteis, que permitem interligar os diversos modais de transporte. As pessoas ainda estão descobrindo essas conveniências e o PIM certamente será o grande centro produtivo do país, por reunir as condições econômicas mais viáveis para essa produção”, finalizou Ducco.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa