BMW desenvolve recarga de veículos elétricos com energia solar

A BMW do Brasil desenvolveu um projeto experimental que cria uma estação de abastecimento para veículos elétricos completamente desconectada da rede pública de energia. A iniciativa utiliza baterias usadas e foi realizada pela montadora alemã em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e parceiros locais.

Ainda em fase de testes, o sistema utiliza oito conjuntos de painéis fotovoltaicos para gerar a energia. O projeto, desenvolvido no Brasil, foi selecionado entre os cinco melhores do programa mundial de inovação e empreendedorismo promovido pela matriz da montadora alemã.

Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox. Em duas horas de carga, é possível adicionar 100 km de autonomia a um carro elétrico.

Segundo dados da BMW, os resultados irão permitir estudar a aplicação da tecnologia em estações de recarga móveis, que poderão ser transportadas a locais desconectados da rede elétrica.

“Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecer as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações”, afirma Márcio Fonseca Filho, diretor de suporte ao cliente do BMW Group Brasil.

O projeto de energia solar faz parte de uma série de iniciativas da montadora voltadas à sustentabilidade. Até 2030, a empresa promete reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, em 40% no uso e em 20% nos fornecedores em comparação com os dados de 2019.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa