Enphase, líder dos EUA em equipamento solar, amplia aposta no Brasil

A doação de um sistema de energia solar para a Escola Vidigal, projeto social do artista plástico Vik Muniz, foi a forma escolhida pelo executivo americano Marco Krapels, ex-vice presidente da Tesla, para anunciar a chegada da Enphase no aquecido mercado residencial brasileiro, segundo informações do blog Capital, de O Globo.

Fundada em 2006, a Enphase é líder no mercado americano de energia solar residencial, com 55% de participação. Listada na Nasdaq e valendo US$ 22,6 bilhões, a Enphase fabrica microinversores, equipamento que faz a conversao da tensão contínua dos paineis fotovoltários em tensão alternada, permitindo a conexão à rede elétrica.

Os microinversores representam um avanço tecnológico em relação aos inversores centrais, mais comumente usados nos sistemas de energia solar residenciais no país. Enquanto o inversor central se conecta a todas as placas solares, no sistema com microinversores cada painel tem o seu próprio inversor. Isso propicia mais eficiência na geração pois os paineis são independentes e, quando um falha não há interferencia nos demais. O resultado é uma geração de 5% a 10% a mais de energia — mas a um custo maior.

O preço sempre foi um inibidor das vendas dos microinversores, mas com a disseminação da tecnologia, a diferença vem caindo e hoje está na casa dos 20%. 

No ano passado, foram instalados quase 200 mil novos sistemas de geração solar distribuída residencial no país — número que deve dobrar este ano, impulsionado pela crise hídrica e a alta na conta de eletricidade, além do aumento da oferta de linhas de financiamento para a conversão da geração de energia. Os microinversores respondem por uma fração ainda muito pequena do mercado.

A primeira integradora a vender as soluções da Enphase no Brasil é a Solstar, uma das dez maiores integradoras do país. Os equipamentos serão importados da fábrica da Enphase no México. 

A Enphase chega para disputar mercado com a SolarEdge, sua principal rival nos EUA e que fabrica microinversores que são vendidos no país desde 2017.

A Enphase vem tentando há um ano entrar no mercado brasileiro e agora dá mais uma cartada de marketing e relações públicas com a contratação de Krapels, americano que vive entre Brasil e San Francisco. Antes de se unir à Enphase, Krapels foi vice-presidente de expansão global da Tesla e fundador da MicroPower, empresa que vende soluções para paineis solares com baterias elétricas produzidas pela Tesla e que tem entre seus clientes no Brasil a Vale e a Buritirama. 

Pouco depois de vender parte da empresa para Comerc, Siemens e Equinor, no ano passado, Krapels deixou o comando da MicroPower para se juntar à Enphase, como vice-presidente global de expansão. 

“O Brasil é o quinto maior mercado para o solar residencial. Temos 55% do mercado americano e a nossa meta é chegar a 25% em dois anos”, diz Krapels. 
Krapels foi um dos co-produtores de Before the Flood, documentário sobre mudanças climáticas da National Geographic com Leonardo Di Caprio. Ele conheceu Vik Muniz durante uma visita ao Xingu há dois anos, quando foi assistir ao ritual Kuarup a convite do empresário Alex Allard. Após a passagem de Krapels pela aldeia, a comunidade ganhou um sistema de geração solar fotovoltaica, que hoje abastece o centro médico local.

A Escola Vidigal foi fundada há 3 anos por Vik Muniz e oferece aulas de música, dança, artes e tecnologia no contra-turno escolar para crianças da comunidade. A escola gasta hoje mais de R$ 600 por mês com a conta de luz. O espaço também será usado para capacitar pessoas da comunidade para trabalharem como instaladores de paineis solares. “Queremos criar um movimento de solarização das favelas, para que deixem de depender da rede”, diz Vik Muniz.

A instalação contou com a participação de três pessoas da comunidade, que receberam um treinamento.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa