Quantos painéis solares podem abastecer o mundo inteiro?

O canal “Corridor Crew”, do YouTube, compartilhou um vídeo incrível demonstrando quantos painéis solares seriam necessários para abastecer o mundo. O vídeo começa com o apresentador nos mostrando um tempo futuro, 2100, e como seria se o mundo fizesse uma transição bem-sucedida para a sustentabilidade e não houvesse mais impactos das mudanças climáticas.

Revelando a tela verde, ele então apontou que estamos naquele ponto crítico em que escolhemos qual futuro realmente queremos e fez a pergunta: quantos painéis solares poderiam alimentar o mundo?

“Quantos painéis solares podem alimentar o mundo? 23 bilhões de painéis solares. É de quantos vamos precisar. ” (Naturalmente, o mundo nunca será 100% movido a energia solar. Outras fontes, como a energia eólica e hidrelétrica, têm grandes papéis a desempenhar. Este é mais um exercício de pensamento criativo.)

Logo depois, as câmeras pararam de rodar e a equipe saiu e disse “bom trabalho”, e então o apresentador explicou que essa era uma resposta simples para uma pergunta complicada. Em seguida, compartilhou a jornada de como responder a esta pergunta realmente era complicado.

“Energia é realmente complicado e simplesmente falar quanta energia usamos e descobrir quantos painéis poderiam fornecer essa energia não é apenas errado, não tem sentido.”

Ele explicou que existem muitos equívocos sobre como a energia funciona, e o vídeo é sua maneira de esclarecer isso e desmascarar os mitos. Um dos principais problemas que ele apontou é que a humanidade tem fome de poder e a energia limpa precisa atender a esse apetite. A ideia de que estamos bem e de que o aquecimento global é um mito é frequentemente defendida por muitos na extrema direita – conservadores / republicanos. Aqueles que não concordam com a ciência básica tendem a lucrar com a queima de petróleo, gás metano e carvão.

No vídeo, o apresentador explicou que, em um ano, a humanidade usa aproximadamente a mesma quantidade de energia que o sol explode na Terra a cada hora: 162.000.000.000.000.000,00 watts-hora. Ele obteve esse número do suprimento total de energia mundial de 2017. Isso é muita energia. Naturalmente, isso é impraticável em vários níveis, mas imagine ser capaz de obter do sol a mesma quantidade de energia que usamos anualmente em apenas uma hora. O vídeo, enfim, é definitivamente imperdível.

Veja o vídeo

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa