Nova York fará a transição para ônibus escolares 100% elétricos até 2035

O Conselho da cidade de Nova York aprovou em votação a exigência que todos os ônibus escolares sejam elétricos até 1º de setembro de 2035. Atualmente, a cidade opera 885 ônibus escolares movidos a diesel. A ação foi estimulada por uma nova lei assinada pelo governador Hochul, no mês passado, que proíbe a venda de veículos leves movidos a gasolina e diesel no estado de Nova York após o ano de 2035.

Há uma ressalva na nova política do ônibus escolar elétrico. Ele está “sujeito à disponibilidade comercial e confiabilidade de todos os ônibus escolares elétricos e à disponibilidade técnica e física da infraestrutura planejada relacionada.”

Dado o interesse do estado em ter um setor de transporte com emissões zero, é provável que a infraestrutura necessária seja construída em algum momento durante os próximos 14 anos, informa a We Go Electric.

A cidade estima que a conversão de sua frota de ônibus escolares para elétricos, bem como a aquisição das estações de carregamento e infraestrutura elétrica necessárias custará um total de US$ 367,3 milhões até 2035. Além dos ônibus, a cidade também decidiu que os veículos da frota de emergência precisam ser elétricos até 2040.

A nova lei também exige que todos os estacionamentos nos 5 distritos da cidade incluam carregadores de veículos elétricos para um mínimo de 20% das vagas disponíveis.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa