Venda de veículos eletrificados inicia 2022 em ritmo forte de alta

Fonte: ABVE → Leia AQUI

O mercado de veículos eletrificados no Brasil entrou em 2022 no mesmo ritmo forte de 2021, com nada menos do que 2.558 emplacamentos nos primeiros 30 dias do ano.

Foi o melhor mês de janeiro de toda a série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% sobre janeiro de 2020 (1.568). A frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país, desde 2012, já é de 79.817 unidades, devendo passar de 100 mil no início do segundo semestre.

A participação dos eletrificados no conjunto das vendas domésticas foi de 2,2% em janeiro (2.558, sobre o total de 116.801 – Fenabrave).

Vale lembrar que dezembro/21 também tinha sido o melhor mês da série histórica, com 4.545 eletrificados, fechando um ano de crescimento recorde de 77% sobre 2020.

Os números referem-se à soma de automóveis, utilitários e comerciais leves eletrificados (HEV+ PHEV+ BEV). Não inclui ônibus, caminhões e levíssimos elétricos.

MOTORIZAÇÃO

Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram assim distribuídas:
• 542 HEV (elétrico híbrido): 60% do total.
• 649 PHEV (elétrico híbrido plug-in): 25,5%
• 367 BEV (elétrico plug-in totalmente a bateria): 14,5%
• TOTAL: 2.558
O mercado segue liderado pelos híbridos flex a etanol fabricados no Brasil pela Toyota. Foram 1.310 unidades em janeiro, ou 51% do total (2.558).
Os eletrificados mais vendidos foram o Toyota Corolla Cross (HEV), com 908 unidades, e o Toyota Corolla Altis (HEV), com 402.
Em seguida, Volvo XC60 (PHEV), com 198, e Volvo XC40 (PHEV), com 117.

BOM MOMENTO, MAS…

O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou o ótimo momento da eletromobilidade no Brasil, mas lembrou que o país pode mais.
“O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.

“Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial” – disse.

100% ELÉTRICOS

O início do ano também confirmou a tendência de crescimento dos elétricos 100% a bateria (BEV) no Brasil. Com 367 unidades em janeiro/22, os BEVs chegaram a 14% dos 2.558 eletrificados do mês. A participação (market share) dos BEV s no total de eletrificados segue em alta:
• BEVs em 2020: 801.4% do total (19.745).
• BEVs em 2021: 2.851 (janeiro/dezembro).8% dos eletrificados do ano (34.990).
• BEVs em janeiro/2022: 36714,5% do total do mês (2.558).
Já são mais de 5 mil veículos 100% elétricos em circulação no Brasil.

Confira a evolução do mercado de BEVs (em total de unidades):
2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851
Janeiro 2022: 367

TOTAL: 5.203

Em janeiro/22, o destaque entre os BEVs é o Volvo XC40 Recharge PE, com 107 unidades, superando a liderança do Nissan Leaf Tekla (41).

POTENCIAL

Para o presidente da ABVE, apesar do aumento dos elétricos puros, o Brasil ainda está distante do potencial desse mercado e do crescimento do mundo.

“O que esses números mostram é que os brasileiros se entusiasmam cada vez mais com a eletromobilidade e as novas tecnologias, mesmo sem ter os incentivos que existem em outros países”.

E concluiu: “se o governo der mais atenção a esse tema, o Brasil poderá se tornar uma grande potência global em transporte limpo e sustentável, abrindo caminho para a renovação da indústria nacional e a criação de empregos de qualidade, unindo os biocombustíveis aos veículos elétricos”.
A ABVE defende uma Política Nacional de Eletromobilidade e um conjunto de medidas tributárias e não tributárias, em todos os níveis de governo, para incentivar o transporte sustentável de passageiros e carga.

Redação

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