Jeep acompanha tendência de micromobilidade e lança patinete elétrico

Especializada em SUVs, a Jeep revelou o seu primeiro patinete elétrico, que suporta trechos leves de off-road. O modelo, batizado de RX200, foi projetado em parceria com a Razor, fabricante de scooters, patinetes e outros equipamentos de mobilidade, e chega ao mercado em 2022.

Essa não é a primeira aventura da fabricante no segmento das duas rodas, pois a Jeep também atua no segmento de bicicletas.

A Jeep diz que o RX200 tem “o estilo e a pilotagem do Wrangler”. Ele tem pneus de uso misto de oito polegadas e leva a cor verde-oliva dos Jeeps usados na Segunda Guerra Mundial. O guidão pode ser ajustado de acordo com a altura do condutor.

O modelo pesa cerca de 18 kg, fator que pode complicar a vida do usuário na hora de levá-lo ao escritório ou para a faculdade. A Jeep declara que o RX200 pode atingir apenas 19 km/h, ficando abaixo de outros modelos da categoria.

Apesar de declarar que o RX200 tem capacidades para encarar trajetos off-road, o patinete tem proposta urbana. De fato, será possível vencer obstáculos como buracos ou asfalto de má qualidade com mais conforto.

O novo patinete da Jeep tem motor de 200 watts. Assim como as motocicletas, utiliza uma corrente para transferir a força à roda traseira. Para evitar acidentes, o freio também foi instalado na parte de trás.

O RX200 foi desenvolvido para passeios curtos. A bateria de 24V e 7 ampère-hora tem apenas 2 kg e aguenta no máximo 40 minutos de uso constante. Portanto, é difícil de imaginar longos trajetos sem paradas para recarregar.

A Jeep divulga que o RX200 deve ser utilizado por pessoas com mais de 18 anos, mas o limite de peso é de apenas 70 kg. Considerando que a média dos americanos adultos é de 88 kg para os homens e 75 kg para as mulheres – segundo a revista científica BMC Public Health –, podemos julgar que este patinete é para poucos.

No Brasil, onde a média é de 73 kg para os homens e 63 kg para as mulheres, o Jeep RX200 seria mais acessível. Mas não há qualquer previsão de que o patinete será vendido por aqui.

Nos Estados Unidos, ele já pode ser encomendado por US$ 499, valor que corresponde a cerca de R$ 2.600 em conversão direta.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável