Brasil pode quadruplicar pontos de recarga até 2025, diz estudo

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Apontado como um dos maiores desafios para a expansão da eletromobilidade no Brasil, o número de pontos de recarga para veículos elétricos deve quadruplicar até 2025. Pelo menos esse é o resultado de um estudo da consultoria McKinsey, que prevê que o país tenha 12 mil pontos de recarga públicos e semipúblicos em três anos.

Atualmente (em novembro de 2022), a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) estima que o Brasil possua cerca de 2,8 mil carregadores públicos disponíveis para os motoristas.

Ainda de acordo com a pesquisa sobre o futuro da mobilidade sustentável no Brasil, a expectativa é que até 2040, 11 milhões de veículos eletrificados estejam em circulação no país, o que representaria cerca de 20% da frota brasileira. 

E, ao contrário do que acontece hoje, com os carros premium puxando a tendência da eletrificação, serão as empresas de transporte por aplicativo que deverão tomar as rédeas para a adoção de carros elétricos por aqui. E isso tem explicação.

Para a consultoria, quem faz o uso constante de um carro elétrico, como é o caso do motorista de transporte por aplicativo, tem o TCO (Custo Total de Propriedade) equivalente ao de um carro a combustão muito antes daquele motorista que utiliza o carro para uso pessoal.

Ou seja, para carros avaliados em menos de R$ 200 mil e que rodem cerca de 150 quilômetros por dia, a equivalência pode ocorrer com um ano de uso, bem diferente do motorista que roda cerca de 30 quilômetros por dia, que pode levar de 7 a 8 anos para alcançar a equiparidade.

Segundo a pesquisa da McKinsey, os veículos elétricos têm sintonia com o modelo de negócio do transporte por aplicativo por duas razões: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga.
 

Redação

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