Taxação do sol: energia solar ficará mais cara a partir de janeiro de 2023 e aumenta procura

Publicado em AF Notícias → Leia AQUI

Quem está pensando em investir em energia solar para economizar precisa apressar os planos ainda para 2022. É que a partir de 7 de janeiro do próximo ano uma nova taxa vai deixar a energia fotovoltaica um pouco mais cara. O consumidor passará a pagar pela distribuição da energia gerada em casa e não consumida na rede elétrica.

Importante informar que, mesmo depois que a tarifa entrar em vigor, a energia solar ainda será sinônimo de economia, principalmente porque, a cada ano, a eletricidade comum pesa mais no bolso do brasileiro.

Então, se a instalação imediata está fora do orçamento para este fim de ano, ainda dá para começar a se programar e colocar esse projeto em prática mais para frente.

A nova tarifa, que ficou conhecida como “taxação do sol”, foi estabelecida pelo Marco Legal da Geração Distribuída publicado no início de 2021. Desde então, a procura pela instalação de energia solar cresceu muito.

Conforme a lei, aqueles que realizarem a instalação de um sistema de energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023, ficarão isentos do imposto sobre energia solar até 2045. A cobrança da taxa será implementada gradativamente, sendo de 15% em 2023, até atingir 100% em 2029.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável