Heineken faz acordo para ter 100% da produção com energia renovável

A Heineken, a MDC Energia e a Marquise Ambiental fecharam uma parceria para o primeiro contrato de comercialização de certificados de rastreabilidade de gás natural renovável (Gas-Rec) de biometano.

O acordo é lastreado pela produção da usina GNR Fortaleza. A unidade tem a MDC e a Marquise como sócias.

Em resumo, a Heineken quer abastecer suas unidades produtoras de Pacatuba (no Ceará) e Jacareí (São Paulo) com a energia renovável. O insumo vai reduzir a 25 mil toneladas de C0² produzidos pela cervejaria.

Sua meta é ambiciosa: zerar até 2040 as emissões em seus processos produtivos.
A operação é a primeira do grupo no mundo e está em linha com o que projeta a empresa: abastecer 100% de suas 14 cervejarias com energias renováveis até o fim de 2023.

O contrato

O contrato prevê 520 mil Gas-Recs emitidos pela usina, válidos por 12 meses, renováveis. O volume de certificados negociados corresponde a pouco mais de 50% do potencial de emissão, pela usina, de 1 milhão de Gas-Recs.

Atualmente, a GNR Fortaleza produz cerca de 100 mil metros cúbicos por dia (m3 /dia) de biometano, a partir da purificação do biogás obtido no aterro sanitário de Fortaleza, gerido pela Marquise. A produção é injetada integralmente na rede de distribuição de gás natural da Cegás. A GNR é a única que destina a produção diretamente a uma distribuidora.
 

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável