Shenzhen terá a maior usina mundial que transforma resíduos em energia

A China vai colocar em prática o maior complexo mundial de transformação de resíduos em energia (WTW). O projeto Shenzhen East, que deve estar concluído em 2022, é uma usina de 165 MW construída em Shenzhen, província de Guangdong. Após a conclusão, será capaz de processar 5.600 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

O projeto começou no início de 2016. A planta será capaz de transformar cerca de um terço dos resíduos sólidos municipais anuais gerados em Shenzhen, além de produzir 550 milhões de kWh de eletricidade por ano.

Shenzhen, com uma enorme população de 20 milhões de habitantes, produz aproximadamente 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, com previsão de aumento de cerca de 7% ao ano.

A planta será composta por seis grelhas de combustão DynaGrate, uma caldeira, uma unidade de turbina central com chaminés duplas, sistema impulsor de alimentação e sistema hidráulico. Também contará com queimadores e componentes associados para dar suporte à infraestrutura principal.

O sistema de grelha de combustão DynaGrate, projetado por Babcock & Wilcox, é uma versão avançada da tecnologia Bruun & Sørensen e oferece excelente desempenho com baixo custo de manutenção. Trata-se de uma das mais avançadas tecnologias em incineração de resíduos e geração de energia.

A cobertura da unidade terá 66 mil m², dos quais até 44 mil m² serão montados com painéis fotovoltaicos para geração de energia renovável para as operações. A instalação também incluirá um centro de educação para visitantes e uma plataforma de observação.

Um parque paisagístico receberá os visitantes que passarão por uma ponte de entrada conectando o saguão de entrada com o centro de visitantes. O projeto também inclui um caminho circular interno e um círculo de passagem, que retrata cada segmento do processo. Uma passarela pública panorâmica de 1,5 km será criada na cobertura, que apresenta uma visão da paisagem circundante e da cidade de Shenzhen.

Como funciona a transformação de resíduos em energia?

O processo captura o calor da incineração de materiais residuais indesejados, o que aciona uma turbina para gerar eletricidade. A queima de resíduos libera emissões prejudiciais de gás carbônico na atmosfera, mas de acordo com os arquitetos, na metade do nível de um aterro sanitário médio – onde muitos dos resíduos de Shenzhen vão parar.

A China tem a maior capacidade instalada de transformação de resíduos em energia de qualquer país, com mais de 300 fábricas em operação. Essa capacidade aumentou anualmente em 26% nos últimos cinco anos, em comparação com o crescimento médio de apenas 4% da capacidade nos 35 países membros da OCDE.

Victor Queiroz - De Xangai

Victor Queiroz, CEO da VX Trade, mora desde os 17 anos na China. Formou-se em comércio exterior em Pequim, na Beijing Language and Culture University. Já atuou em gigantes da tecnologia como o ByteDance (plataforma que criou o Tik Tok) e Didi Chuxing (maior aplicativo mundial de transporte)