Caixa vai lançar linha de crédito para financiar energia solar a pessoa física

A Caixa Econômica Federal anunciou que irá liberar uma linha de crédito para financiamento exclusivo de energia sustentável. O banco deve lançar no dia 17 de dezembro a linha de crédito para fins de financiamento de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Tudo será custeado pela Caixa, inclusive os custos de instalação, que será destinada à pessoas físicas. O Crédito Pessoal “Caixa Energia Renovável” terá uma taxa de juros a partir de 0,99% ao mês e a cota de financiamento será de 100% do projeto, que limitará a capacidade de pagamento do proponente.

Com o aumento na conta de luz dos brasileiros, devido à crise hídrica que o Brasil vem enfrentando, os consumidores têm procurado cada vez mais por soluções rápidas e eficientes para conter esse aumento absurdo nos preços de suas contas de energia.

A alternativa mais viável no momento, para muitos brasileiros, tem sido aderir ao sistema de geração de energia solar. Porém, mesmo que essa seja uma ótima alternativa, inicialmente seu custo é um tanto elevado.

Segundo o Portal Solar, o valor médio de instalação de painéis de energia solar pode chegar a cerca de R$ 10 mil em residências e até R$ 30 mil nas redes comerciais.

Além dos valores de instalação, há também custos de manutenção e aprovação da concessionária de energia de sua cidade para que você possa ter energia solar em casa. Em se tratando dos custos altos já descritos, entram em campo bancos e consórcios dispostos a ajudar no financiamento, caso você tenha interesse em ter energia renovável em casa, porém não possui o capital para investimento.

Além da Caixa Econômica, o Banco Santander também atua com linhas de crédito para esse tipo de investimento. Ambos os bancos possuem juros mais baixos e facilitação de valor de entrada mínima.

Existem basicamente dois tipos de energia solar renováveis: a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica. A energia solar térmica é utilizada para aquecer água e acionar a refrigeração.

Já a energia solar fotovoltaica funciona da seguinte forma: é feita a instalação de painéis sobre o telhado da residência, que absorvem o calor emitido do sol e o transforma em energia elétrica destinada ao uso doméstico. Além de ser extremamente eficiente, quaisquer formas de energia solar são benéficas ao meio ambiente, por n ão produzir nenhum tipo de gás tóxico e nem gera nenhum malefício à natureza.

Aos interessados em fazer a aquisição da linha de crédito da Caixa Econômica Federal, vale adiantar que há um prazo total de pagamento de até 60 meses, incluindo um período de carência de 6 meses.

A linha de crédito será disponibilizada de duas formas diferentes, sendo uma sem garantias e a outra com caução de aplicações financeiras, para quem possui renda fixa.

Marcelo Lia

Jornalista, sócio-diretor da Líbero Comunicação, acumula mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, mídias digitais e assessoria de imprensa