EUA endurecem normas para emissões de poluentes de automóveis

O governo dos Estados Unidos anunciou que os automóveis que serão vendidos no país a partir de 2023 terão que consumir muito menos combustível do que os que são comercializados atualmente, na última aposta do presidente Joe Biden para combater a mudança climática.

“Nós acompanhamos a ciência, ouvimos as partes interessadas e estabelecemos normas sólidas e rigorosas que reduzirão energicamente a poluição que afeta as pessoas e o nosso planeta e ao mesmo tempo as famílias economizarão dinheiro”, informou a Agência de Proteção Ambiental (EPA) em comunicado.

As novas medidas aprovadas pelo governo de Biden revertem as menos rígidas apoiadas pelo seu antecessor, o republicano Donald Trump.

O anúncio foi publicado justo quando o enorme plano de gasto social Build Back Better (Reconstruir Melhor) de Biden pode ter recebido um golpe mortal depois que um senador democrata chave disse que não apoiaria o projeto, com um custo de US$ 1,75 trilhão, que inclui o financiamento de novas iniciativas para lutar contra a mudança climática.

Segundo as novas regras da EPA, os carros (incluindo SUV e caminhonetes) deverão ser capazes de percorrer 55 milhas ou 88,5 quilômetros a uma velocidade contínua com um galão de combustível (quase 4 litros) até 2026, ou seja 40 milhas ou 64,4 quilômetros em condições reais de circulação.

Para conseguir isso, o governo conta com a capacidade dos fabricantes de automóveis para melhorar o desempenho técnico dos motores, mas também com o aumento das vendas de veículos elétricos.

A regulamentação atual em emissões, aprovada em março de 2020 pelo governo de Trump, pede aos fabricantes que melhorem o rendimento energético de seus modelos em 1,5% anual entre 2021 e 2026, em comparação com os 5% exigidos pelo governo de seu antecessor, o democrata Barack Obama.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável