Eletrobras e Shell vão avaliar parceria em energia eólica

Publicado no O Globo → Leia AQUI

A Eletrobras assinou um acordo de cooperação técnica com a Shell para que as empresas possam trocar informações e avaliar um possível investimento em parceria para desenvolver e operar projetos de energia eólica offshore no país.

O acordo, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, irá inicialmente identificar áreas em que seria possível para as duas empresas atuarem juntas na implementação desses projetos.

Com o cenário de mudanças climáticas e transição energética sendo feito pelas grandes companhias do setor, Eletrobras e Shell avaliam que “a energia eólica offshore tem se mostrado uma fonte energética em expansão para a geração de energia renovável”, diz o comunicado.

O apoio de políticas específicas a projetos nessa área também é citado como um impulsionador a esse movimento. É a primeira iniciativa com esse foco consolidada após a capitalização da Eletrobras, informou a companhia. Valores potenciais a serem investidos só poderão ser estimados mais adiante.

“A visão a longo prazo da Eletrobras é consolidar e fortalecer sua posição como uma Green Major — uma grande corporação que atua e provê produtos e serviços, minimizando os danos ao meio ambiente e contribuindo para a descarbonização da economia global — combinando crescimento e geração de valor associado à oferta de soluções sustentáveis”, informou a empresa ao GLOBO por meio de nota.

Capitalização ajuda

Wilson Ferreira Júnior, que voltou ao comando da Eletrobras após a capitalização da companhia, destaca a importância de contar com recursos em caixa para avançar em projetos: “A geração de energia limpa e renovável faz parte do DNA da Eletrobras, que, agora, com sua capacidade de investimentos ampliada, busca a promoção da diversificação de sua matriz de geração”, diz o executivo no documento divulgado ao mercado.

O acordo com a Shell, avalia Pedro Jatobá, diretor de Geração da Eletrobras, mostra que a companhia segue trabalhando para identificar potenciais de geração para desenvolver uma carteira de estudos e projetos que possam viabilizar o desenvolvimento futuro de negócios em geração.

Redação

O PLUG | Energia & Mobilidade é um projeto editorial criado pela Líbero Comunicação. O nosso objetivo é divulgar as principais informações e novidades sobre o mercado de veículos elétricos, mobilidade urbana, sustentabilidade, tecnologia e energia renovável